top of page

Mude de foco de quem faz para quem compra

  • Hilton Kawaguchi
  • 5 de mai.
  • 2 min de leitura

Todos os dias, enfrentamos o mesmo desafio: gerar vendas, captar novos clientes e ver nossa curva de faturamento crescer.

No meio dessa rotina acelerada, surge uma questão estratégica que muitas vezes passa despercebida:

Estamos comunicando a partir da nossa necessidade ou da dor de quem queremos atingir?

Muitas vezes, no esforço de cumprir o cronograma, abastecer os canais e atender às metas internas, acabamos falando mais sobre nós mesmos do que sobre o que resolvemos para nossos clientes.

O resultado? Uma comunicação desconectada, centrada no emissor — e não no receptor.


ree

Mude o foco da narrativa

Olhe pelo ponto de vista do cliente:

  • Qual problema você resolve?

  • Como você resolve?

  • Qual o propósito por trás do que você entrega?

A resposta a essas perguntas dará clareza sobre o quê comunicar — e não apenas sobre o que você faz.

Fácil de entender. Difícil de praticar.

Na teoria, parece simples.Mas na prática, estamos inseridos no processo, cercados de pressões por resultado, cronogramas, produção de materiais, ruído interno e cobranças externas.

É nesse momento que a comunicação mais se perde.E, justamente por isso, é aí que ela precisa se reconectar com o propósito.

Hora de voltar para o divã

Avalie com honestidade:

  • O seu discurso fala mais sobre você ou sobre o seu cliente?

  • O que você promete está alinhado com o que você resolve?

Quando o propósito, a proposta de valor e a mensagem estão alinhados, o resultado aparece com mais consistência.

Se a sua comunicação não está gerando o efeito desejado, talvez o problema não esteja na peça — mas no ponto de partida.Reposicione a pergunta: “O que meu cliente precisa ouvir?” — e tudo começa a se alinhar.

 
 
 

Comentários


Conte com a QORA para entender o seu momento e clarear os próximos passos do seu negócio

© 2025 por QORA | Marketing Estratégico

    bottom of page